Ao longo de seu crescimento a criança vai passando por diversas transformações neurais especificas e importantes no cérebro. E ela absorve e constrói seu conteúdo mental a partir do alimento afetivo e social que recebe e assim “acumula” experiências que serão utilizadas para a condução de sua vida.
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. O movimento humano é construído em função de um objetivo, isto é, de toda ação que a criança realiza, há uma construção mediatizada por trás. E não simplesmente movimento pelo movimento.
Ao receber estímulos corretamente na primeira infância, irá contribuir para o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor através de jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem mais significativo. O corpo bem trabalhado com conceitos pedagógicos amplos partindo corpo ( pré-alfabetização), para depois chegar ao refinamento do processo que é a escrita. Para isso, é indispensável desenvolver um trabalho para que a criança tenha noção do espaço e tempo, noção de corpo, e desenvolver organização em motora e autonomia Além disso, desenvolver uma comunicação e estrutura de linguagem oral e gestual que permita estabelecer relações saudáveis com os coleguinhas.
Muitas pessoas leigas no assunto, fixam a ideia de que a psicomotricidade está apenas relacionada somente ao movimento, mas não é isso. O valor de todo esse processo e desenvolvimento da criança, está na capacidade de realizar movimentos com a utilização de suas funções psíquicas, ou seja, o ato de movimentar-se está diretamente ligado ao aspecto mental.
Crianças que não recebem estes estímulos físicos corretamente , "poderão" apresentar possíveis defasagens na aprendizagem., tais como :dificuldade em distinguir direita e esquerda fica prejudicada, logo, ele pode apresentar certa dificuldade para acompanhar a direção gráfica de leitura e escrita. A criança encontrar obstáculos quanto ao entendimento na distinção de letras específicas como ‘p’ e ‘b’, dificuldade em atenção, equilíbrio e controle corporal entre ação e reação, distúrbios da fala, entre vários transtornos que podem aparecer no período pré-escolar e que interferem no desenvolvimento escolar. E por isso, promover brincadeiras preventivas é tão importante nessa fase.
A prática psicomotora se dá de forma Individual ou em grupo, compreendendo as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal de cada criança. Já as etapas para o processo terapêutico são: anamnese com a família, avaliação psicomotora com a criança que dura em média 1 mês, e tratamento após resultado da avaliação. Caso a criança tenha outras terapias e profissionais, eles serão envolvidos no processo para acompanhamento evolutivo.
Evelyn de Paula Pereira
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