O corpo é fundamental na psicomotricidade porque é por meio dele que as experiências são vivenciadas e expressadas. A psicomotricidade compreende a relação entre a mente (psíquico) e o movimento (motor), e o corpo é o meio que possibilita essa conexão.
Na psicomotricidade, o corpo é considerado o veículo que permite a expressão das emoções, pensamentos e aprendizagens. Através do movimento corporal, é possível desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais.
Logo, o corpo é um importante canal de comunicação e expressão. Através dos gestos, posturas e expressões faciais, conseguimos comunicar nossas intenções, desorganizações, emoções e necessidades de forma não-verbal.
O corpo também é responsável pelo desenvolvimento da imagem corporal, que é a representação mental que temos de nós mesmos. Uma imagem corporal saudável e integrada está relacionada ao desenvolvimento de uma identidade pessoal e autoestima positiva. Por isso, durante as intervenções motivar, ajudar a criança a desenvolver potenciais e descobrir possibilidades e talentos, é uma importante ferramenta de trabalho do terapeuta.
Portanto, o corpo desempenha um papel central na psicomotricidade, contribuindo para o desenvolvimento global da pessoa, tanto a nível físico como psíquico e emocional. É por meio do corpo que podemos nos conhecer, explorar o mundo e nos relacionar com os outros e descobrir nossos potenciais. Não há desenvolvimento de habilidades sem integração corporal.
Por fim, não negligenciem caso percebam algum atraso ou dificuldade da criança em aprender, movimentar, a ter autonomia ou atrasos na fala.
Comments