Quando falamos sobre temperamento é muito comum confundir muitas vezes com comportamento. Uma leva a outra mais não são a mesma coisa.
O temperamento são características individuais de cada pessoa, de ordem biológica ou genética, e que determinam as reações afetivas, motoras e atenção em diversas situações. E existem antes do desenvolvimento de muitos aspectos mais cognitivos da personalidade de cada indivíduo. O temperamento da criança pode afetar o HUMOR e EMOÇÕES da crianças pequenas na forma de abordar reagir a situações, ao medo, a frustração, a tristeza, ao desconforto, etc. Assim como a reatividade de atenção e controle do comportamento, pensamento e emoções. E essas disposições de temperamento, refletem na aproximação ou afastamento de objetos, pessoas e eventos, e são elementos para o desenvolvimento da competência e da motivação. E que irá refletir em suas interações sociais no futuro e funcionamento social. Logo, esse perfil de sentimentos e comportamentos se originam desde bebê e se não trabalhado perdura nas fases seguintes.
O que é preciso para controlar o temperamento ?
Aprender a controlar , gerenciar a atenção e inibir ou ativar um comportamento necessário para que a criança se adapte ao ambiente, especialmente se a criança é resistente. E o resultado deste longo trabalho de socialização visa desenvolver empatia, desenvolvimento da consciência e evitar problemas de conduta.
O que os pais e profissionais precisam observar é:
✔️como a criança reage a determinada atividade ou situação( comportamento positivo e negativo)
✔️Como lida com suas dificuldades
✔️Qual seu ritmo para executar atividades
✔️É uma criança de fácil aproximação ou retraída
✔️Se distrai facilmente ou possui esforço de atenção.
Nos primeiros anos de vida 3 fatores tem sido encontrados sobre temperamento:
1) autoconfiança ou extroversão: relacionada a afetividade positiva.
2) Afetividade negativa: relacionada a emoções negativas
3)Controle de atenção e persistência: relacionado ao controle da atenção, da inibição e ativação.
*Todos eles acima são responsáveis pelas emoções e pela atenção (desenvolver atenção é fundamental para o desenvolvimento das funções executivas).
A partir do primeiro ano pode haver diferenças na forma como a criança se aproxima, reage e lida com frustrações frente a novos estímulos ou pessoas. Nessa fase, sua aproximação é mais lenta ou pode não ser simples de se aproximar.
E a partir dessa fase, a criança começa a desenvolver esforço de controle. E o que molda este esforço é o seu envolvimento frente a estímulos e ambiente em que estão inseridas . Sendo assim, cada criança interpreta e reage de forma diferente as suas experiências dependendo do temperamento. Ex: crianças ansiosas e irritáveis tendem a perceber eventos negativos como ameaça do que outras com menos índice de emoções negativas. Crianças com temperamento positivo, lidam melhor com frustração e tendem a ser mais atentas controlando melhor os seus impulsos frente a emoções negativas.
Quanto mais a criança desenvolve emoções positivas, mais controle, mais aceitação, competências sociais e consciência ela terá capacidade de lidar. E assim , ao longo de seu crescimento ela moldará o seu comportamento. Tanto um perfil de temperamento positivo e negativo não ficam imune a desenvolver psicopatologias.
Por isso, a família tem um importante papel e pode contribuir para ampliar ou reduzir determinados aspectos no temperamento da criança. O mesmo ocorre no ambiente escolar e na relação com os colegas e profissionais do ambiente escolar .
Contudo, vale ressaltar que não são apenas os ambientes sociais que moldam o temperamento da criança. Deste modo, é preciso levar em conta que cada criança, por serem diferentes uma das outras terão capacidade diferentes de reação e autorregularão. E o controle de impulsos atencionais podem começar a ser estimulados e adaptados desde bebê e começam a ser estruturado a partir dos 4 anos. Por isso, ao propor atividades que estimulem a criança a controlar e lidar com seus impulsos, passarão a ter mais habilidade de controle e atenção frente aos desafios, sejam eles motores , afetivos ou sociais.
Vamos observar os diferentes perfis de crianças e formas de Atuação e Educação:
✔️As crianças mais difíceis de lidar necessitam de maior controle restritivo e menos negatividade dos pais, logo, evite rótulos e valorize também suas conquistas positivas. A tímida precisa de muito mais incentivo dos pais para explorar novas situações e se os pais não prestam atenção, continuarão a permanecer tímidas e inibidas se os pais ainda forem super protetores.
✔️ Crianças mais temerosas desenvolvem maior consciência precocemente entre o risco e o controle. São mais flexiveis. Crianças destemidas necessitam de maior intervenção materna, sua segurança própria de apego e no desenvolvimento da consciência. A diferença entre este dois perfis está na qualidade da conduta e interação pais- filhos.
Portanto, os pais apoiadores e afetuosos, não distantes e diretivos, ajudam a criança a desenvolver mais autocontrole de suas emoções. Por isso, é importante os pais e cuidadores ajudar a criança a lidar e desenvolver o controle e a flexibilidade cognitiva e emocional. E em casos de maior dificuldade, não deixe de buscar orientação.
Agora, me diz como é o temperamento do seu filho? E na Escola ele reage da mesma forma como reage em casa?Consegue lidar com facilidade? Consegue enquanto pais manter o autocontrole em relação ao temperamento do seu filho?
Fica a reflexão!