A psicomotricidade estabelece os alicerces essenciais para a alfabetização. Através do desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais que preparamos a criança para aprender a ler e escrever com sucesso, respeitando o neurodesenvolvimento da criança.
Antes de ser alfabetizada é preciso que na Ed.infantil a criança tenha adquirido :
✅ Coordenação motora global: correr , pular, lateralidade, postura, noção espacial
✅ Habilidades finas: pintar, desenhar, manipular objetos, movimento de pinça, pega no lápis, noção 5espacial gráfica, coordenação mão e olho, ritmo, direção.
✅ Percepção visual e espacial: entender a diferença entre formas, tamanhos, direções e posições é essencial para reconhecer e formar letras corretamente.
✅ Desenvolver ritmo e estruturação temporal: A habilidade de perceber e seguir ritmos ajuda na fluência da leitura e na compreensão de palavras e frases e também no ritmo da escrita.
Por isso, muita atenção se a escola disser que o seu filho entre 5 a 6 anos está em atraso, observe se ele atingiu as habilidades citadas. Se estas habilidades não forem adquiridas não é problema da criança nessa faixa etária, é o trabalho com esta criança durante os anos de escola que foi mal executado pelo professor. No entanto, também pode haver problemas no neurodesenvolvimento. É preciso haver cuidado com os rótulos que colocamos nas crianças.
"A educação infantil é para brincar, para aprender a fazer uso do corpo, desenvolver habilidades práxicas, cognitivas e socioemocionais. A alfabetização começa no ensino fundamental I."
Quer saber um pouco mais e ganhar um ebook gratuito sobre o assunto? Coloque nos comentários do post "EU QUERO" e envio pra você.
Abraços,
Evelyn
Comments