O Brincar é fundamental para o desenvolvimento global das crianças. Ela passa a experimentar e a explorar o mundo através de suas percepções, sensações e movimentos e, progressivamente, vai aperfeiçoando esses movimentos e adquirindo habilidades. E é através dessas sensações que ele passa a construir e a elaborar pensamentos e a se comunicar.
Esta vivência é que permite à criança aprender a explorar os objetos, o ambiente, o traquejo social, as lembranças, a satisfação e os valores humanos. A brincadeira abrange a arte, o humor, o bem-estar físico, as relações humanas e a conscientização do ambiente que as cerca e a noção do Eu. E quanto mais a criança brinca, mais aprende, principalmente, quando estão cercadas de amor em ambiente seguro, pois tudo que vivenciam afeta sua individualidade para o resto da vida.
“A brincadeira é a maior expressão do desenvolvimento humano na infância, pois é a expressão livre do que vai na alma da criança.” ( Friedrich Froebel, The Education of man)
De 0 a 2 anos de idade, a criança adquire suas competências motoras e desenvolvendo autonomia. Ela demonstra alegria ao imitar a fala e demanda que os adultos a coloquem no chão pela liberdade de movimento. Também começam a ficar mais perceptivas ao descobrir seu corpo através dos sentidos. E assim, as brincadeiras da criança se desenvolvem em torno da exploração dos objetos através dos sentidos . E estimular sensações desenvolve a auto-estima.
Logo, o brincar propicia à criança:
A criança inicia o contato com o mundo e explora tudo a sua volta
Desenvolve habilidades motoras.
Interage socialmente com outras crianças.
Estimula a linguagem e a comunicação.
Estimula a criatividade facilitando a aprendizagem sem que haja cobrança do acerto
Respeita os limites individuais de cada um
Cada criança brinca de acordo com seu ritmo.
Fortalece a auto-estima, auto-conhecimento e os meios necessários para que possam desenvolver suas próprias capacidades únicas.
Dicas para explorar brinquedos:
Dê um tempo para que a criança possa explorar o material, deixando que ela tente sozinha, mas estando disponível se precisar de ajuda. Brinque junto!
Estimule sua autoestima; faça com que ela se sinta capaz de aprender, dando-lhe o tempo que precisar.
Encoraje e estimule suas manifestações espontâneas para que tenha iniciativa em explorar o objeto.
Introduza propostas novas, estimulando a resolução de problemas.
Escolha brinquedos adequados ao nível de desenvolvimento e interesse da criança.
Não é necessário uso de brinquedos caros, pois a criança uma vez que explora perde o interesse. A dica é trocar sempre que possivel.
Não deixe que ela tenha contato com diversos brinquedos ao mesmo tempo par anão hiperestimular, a criança precisa desenvolver atenção, logo, acrescente outro objeto quando perder o interesse pelo que esteja manipulando.
Aumente a dificuldade se notar que o jogo está fácil demais e reduza-a se estiver além de seu entendimento.
No livro "A educação da criança", Rudolf Steiner diz, “ As crianças aprendem não pelo ensinamento, mas pela intuição. Seus órgãos físicos adquirem forma sob influência do ambiente físico. A visão saudável se desenvolve quando garantimos que as cores certas e a luz estejam presentes no ambiente que cerca a criança. De qualquer forma, a base física de um sentido moral saudável se desenvolve no cérebro e no sistema circulatório quando as crianças vem moralidade ao seu redor.”
Com isso, estimular a criança propiciando cuidados e experiências adequadas para cada faixa etária, seja de forma dirigida ou livre, terá grande importância nos vínculos afetivos e no amadurecimento neuropsicomotor da criança no futuro. E toda essa experiência precoce é fundamental para a criação de uma base psicomotora , para que ela desenvolve sua independência, autonomia e maturidade sócio-emocional.