O equilíbrio e a coordenação são a capacidade que o individuo tem de se organizar bimanual e bipedal, estando tanto em equilíbrio estático, como em equilíbrio dinâmico, proporcionando movimentos harmoniosos, precisos, refinados e específicos. Para uma adequada sustentação do corpo, tem que haver uma combinação adequada de ações musculares, tanto em movimento, como parado.
Equilíbrio estático: coordenação necessária para manter a postura.Ex: Manter-se sentado corretamente.
Equilíbrio dinâmico: regulação da postura em determinado movimento.Ex: caminhar sobre uma prancha
A aquisição da segurança gravitacional e a proprioceptividade inibida, fazem emergir a atenção seletiva, crucial da aprendizagem, sendo assim, é importante observar que:
- Desde o nascimento até o 4º mês devido a posição fisiológica cifótica da coluna, é impossível ao bebê sentar-se. O equilíbrio é ainda precário e ele cai com freqüência lateralmente.
- Aos 8 meses, a posição de sentado deve estar dominada.
- A maioria dos autores fixa em 8 meses a aquisição da bipedia. Esta posição tem problemas de ordem afetiva, pois a ansiedade dos pais, forçam repetidamente a posição, provocando muitas vezes, os atrasos da evolução motora. As pernas que mal suportam o peso do corpo, tem tendência para a flexão, provocando por isso inúmeros problemas de atitudes.
- Aos 9 meses, a criança mantém-se de pé com apoio.
- Aos 10 meses é capaz de manter-se de pé sozinha.
- Dos 12 meses a 15 meses a criança começa a andar sozinha.
- Aos 2 anos, a criança adquire a corrida e a marcha definitivas, caracterizadas pela alternância de movimentos pendulares dos membros superiores.
- A mão aparece como instrumento principal da conquista do mundo exterior. A utilização da mão em função da significação do movimento, está filiada ao pensamento.
A coordenação da visão é mais precoce do que a dos membros superiores: primeiro a visão segue a mão, depois domina-a.
Exemplos de exercícios:
- Rolar, - Rastejar, - Engatinhar, - andar, - pular,
- andar de toc-toc,
- correr, - andar em uma ponta estreita e larga, - saltar, - Empilhar objetos, - derrubar e encaixar objetos, - brincar com corda, subir e descer objetos, - Montar circuitos com obstáculos para subir e descer, - Colocar o bebê em cima do rolo, rampa e bola movimentá-lo por todos os lados. - Pular cordas, - Agachar-se, - Permanecer de quatro, - agarrar bolas em concha ou garra, - Enfiagens, - jogar golf, taco, futebol, etc. - A.V.D( atividade da vida diária) : abotar e desabotoar, ziper, colchetes, cintos, amarrar laços e nóz, pentear-se, escovar os dentes, calçar meias e sapatos,etc.
A Dificuldade bimanual e bipedal,em exercício de equilíbrio estático ou em movimento( parado ou andando), deixando desarmônica e deselegante ou até mesmo perturbada. Com isso, aparecem desorganizações temporo-espaciais e de lateralidade, dificuldade em permanecer 30 segundos em equilíbrio estático (persistência motora). Com isso, pode acarretar possíveis distúrbios como:
- Desorganizações temporo-espaciais e de lateralidade,
- Dificuldade em permanecer 30segundos em equilíbrio estático (persistência motora).
Só é considerado disfunção de Equilíbrio após os 5 anos, quando a criança já estruturou seu alicerce básico psicomotor.
Vale ressaltar que, tais disfunções só será ocasionada caso a estimulação não seja adequada ou ineficiente, tudo vai depender do processo de estimulação e desenvolvimento da criança. Ex: Se uma criança deixou de engatinhar quando bebê e é estimulada nas fases seguintes, pode ser que evite os disturbios de equilíbrio ou até mesmo venha a tratar tal disfunção.
Portanto, é fundamental que a criança tenha uma boa estrutura muscular para conseguir obter o controle da postura e desenvolver adequadamente o seu equilíbrio, pois assim, conseguimos explorar todas as capacidades e potencialidades de movimento do corpo da criança.