O estímulo para a leitura começa na infância. Escolha um momento em que o seu filho esteja calmo e desperto e simplesmente comece a conversar. O bebê conhece o tom e o ritmo da voz da mãe por já ouvi-la antes do nascimento. Agora ajude-o a associar esses sons para interagir com o mundo.
Repita o que o seu bebê disser. Quando emitir esses simpáticos sons, responda-lhe repetindo os seus balbucios ou palavras. O bebê aprende que os sons podem fazer o mundo reagir e que as palavras são poderosas.
Torne-se uma contadora de notícias. Conte ao seu bebê o que fez durante o dia, leia para ele quando estão juntos, para que o bebê associe as palavras e os acontecimentos, para que começa a compreender os elementos de uma história.
Dê nome às coisas. Quando estiver cuidando do seu bebê, chame-o pelo nome, diga-lhe os nomes das partes de seu corpo, das roupas e de outros objetos. Apesar do bebê demorar meses para fazer associações, você construirá bases da linguagem e do interesse pela leitura.
Ler e observar livros com imagens. Quando o bebê tiver cerca de seis meses, comece a mostrar livros como algo divertido e emocionante. Aceite os breves momentos de atenção do seu filho; cada interação deste tipo despertará o gosto pelos livros.
Não se preocupe se o seu filho estragar os livros, é natural que os pequenos aprendam a explorar o mundo utilizando as mãos e a boca. Se ele morder um pouco o livro, não se preocupe, logo, ele se dará conta de que existem outras coisas mais interessantes para fazer com eles, tal como ver as imagens. Esse é o primeiro passo para a leitura.
Leve sempre um livro ao sair com seu bebê,o hábito de preencher o tempo livre com livros, e de tê-los sempre à mão, ajuda as crianças a vê-lo como parte natural da vida.
Aprenda poesias e canções. As crianças aprendem com os sons da linguagem, com rimas, o que aumenta interesse pelas palavras e pelos sons. As poesias acompanhadas de gestos ajudam a relacionar as ações com as palavras que as identificam. A poesia para crianças também estimula este conhecimento e amor à linguagem.
Conte ao seu bebê uma história antes dele dormir. Faça das histórias, tanto lidas como contadas, parte do ritual de ir dormir desde a infância. Nunca o castigue deixando de ler a história antes de dormir; esta atividade deverá ser sagrada.
Assegure-se de que os livros façam parte da vida cotidiana do seu filho. Não deixe passar um único dia sem ler um livro, um poema ou uma história.